Qual a melhor idade para fazer transplante capilar?

Existe, afinal, uma idade ideal para realizar o transplante capilar? Ou seria este um procedimento exclusivo para homens acima dos 40 anos?

Essas dúvidas são comuns e fazem muitas pessoas, sobretudo homens, adiarem o tratamento de algo que poderia ser resolvido mais cedo do que imaginam.

Pensando nisso, preparamos este artigo com informações precisas sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais qual a melhor idade para fazer transplante capilar.

Entendendo o problema

Falar em transplante capilar é falar de Alopecia Androgenética, conhecida como a temida calvície. Esta condição, determinada geneticamente, causa a queda de cabelo e pode afetar tanto homens quanto mulheres.

E ninguém está livre dela! A doença acomete homens e mulheres. Além disso, ela pode apresentar os seus primeiros sintomas ainda na fase da adolescência com o estímulo hormonal. No entanto, a calvície geralmente se torna mais evidente e incômoda por volta dos 20, 30, 40 ou 50 anos, variando de pessoa para pessoa.

O processo é progressivo, como você já deve ter reparado e a cada ciclo capilar, os fios tornam-se progressivamente mais finos (afinamento) até que a área do couro cabeludo fique mais “aberta” e rala. Em homens, as áreas mais afetadas costumam ser a coroa e a região frontal (as entradas). Já em mulheres, a região central é a mais atingida.

O transplante capilar FUE

Médica realizando marcação para transplante capilar FUE

A técnica FUE (Follicular Unit Extraction) consiste na extração individual de folículos capilares, preservando os fios circundantes para manter a densidade natural e minimizando cicatrizes visíveis. É um método moderno, altamente recomendado para os casos de calvície em regiões já estabelecidas.

Para mais informações sobre a técnica FUE, leia nosso Guia completo sobre Transplante Capilar na Stërah.

O mito dos 40

É comum ouvir que o transplante capilar só pode ser realizado após os 40 anos, mas isso é um mito!

Quando o procedimento é feito muito cedo, por exemplo, por volta dos 20 anos, existe o risco maior da calvície continuar avançando de forma mais rápida em áreas não transplantadas, o que pode exigir novas intervenções no futuro caso o paciente não realize tratamento e acompanhamento médico após o procedimento. Em contrapartida, quanto mais a calvície avança com o passar dos anos, mais comprometido pode ser o resultado visto que a área doadora fica cada vez mais limitada.

Não existe uma idade mínima ou máxima para realizar o transplante capilar. O momento certo é definido por uma avaliação médica individualizada. O ponto central não está na idade, mas sim em observar três aspectos:

  • A estabilidade da calvície;
  • A saúde geral do couro cabeludo e do organismo;
  • Impacto estético e emocional.
 
Se a pessoa percebe sinais de afinamento, entradas, falhas ou rarefação na coroa, o ideal é procurar uma consulta médica. Quanto mais cedo o paciente buscar ajuda, mais cedo pode iniciar um tratamento tanto medicamentoso quanto associado ao procedimento cirúrgico, se necessário e independentemente de quantos anos tenha.

Leia também: Quem pode fazer Transplante Capilar? Saiba os requisitos

Clínica Stërah: referência em FUE

Médica realizando diagnóstico capilar

Na Clínica Stërah, realizamos o Transplante Capilar pela técnica FUE com excelência e ampla experiência. O procedimento é conduzido por uma equipe médica e técnica 100% feminina, reconhecida pelo cuidado, atenção e precisão em cada detalhe.

Agende sua avaliação hoje mesmo e descubra o que podemos fazer para te ajudar a reinventar-se!