O transplante capilar é hoje uma das alternativas mais procuradas para tratar a alopecia androgenética, popularmente chamada de calvície. Entre as técnicas disponíveis para tratá-la está a FUE (Follicular Unit Extraction), que se destaca por ser uma das mais modernas e menos invasivas.
Para quem tem dúvidas sobre este procedimento, este tira-dúvidas da Clínica Stërah oferecerá todos os esclarecimentos necessários.
O método FUE de Transplante Capilar

Aqui na Clínica Stërah, realizamos o método FUE, que significa Extração de Unidades Foliculares uma a uma. Esta é uma técnica de transplante capilar que não envolve a remoção de uma faixa de couro cabeludo, como é o caso da FUT.
Este procedimento é dividido em três etapas principais:
- Extração: retirada das unidades foliculares uma a uma da área doadora (geralmente a parte de trás e as laterais da cabeça), usando um instrumento cilíndrico chamado punch;
- Incisão: essa é a etapa onde realizamos os pertuitos um a um. É nesse momento que definimos a angulação de crescimento do novo fio e também a densidade capilar de cada região;
- Implantação: as unidades foliculares são então cuidadosamente reinseridas nas áreas calvas ou com rarefação capilar, chamadas de áreas receptoras, definidas no início do procedimento de acordo com a necessidade de cada região.
A grande diferença entre a FUE e a técnica FUT (Follicular Unit Transplantation) é a forma como os folículos são extraídos. Enquanto a FUT remove uma faixa inteira de couro cabeludo, a FUE extrai os folículos um a um. Isso resulta em cicatrizes pontuais e quase imperceptíveis, ao contrário da cicatriz linear deixada pela FUT, que pode ser visível dependendo do comprimento do cabelo.
Transplante Capilar FUE na Clínica Stërah
Agora que você já está familiarizado com a técnica de Extração de Unidades Foliculares uma a uma (FUE), é fundamental compreender em detalhes como se desenrola o processo completo na Clínica Stërah.

Antes da cirurgia
Antes do procedimento, é fundamental passar por uma avaliação médica completa. Na Clínica Stërah as nossas médicas avaliam o seu grau de calvície, a saúde do couro cabeludo e a viabilidade do tratamento e do transplante capilar. Tudo é realizado cuidadosamente utilizando critérios técnicos e éticos.
Sempre indicamos um preparo antes mesmo da realização do procedimento cirúrgico, que inclui tratamentos injetáveis, medicamentos e acompanhamento mensal. Isso tudo é feito para alcançar um couro cabeludo saudável e otimizar os resultados do transplante capilar FUE.
Durante a cirurgia
No dia do transplante capilar, a Clínica Stërah oferece um ambiente que une segurança, tecnologia e profissionalismo. Nossa equipe altamente qualificada é composta por médicas, técnicas em enfermagem e suporte de atendimento preparado para esclarecer todas as suas dúvidas e oferecer o melhor cuidado.
Para o seu conforto, o transplante é realizado com anestesia local ou há a opção de sedação endovenosa, sempre sob a supervisão de uma médica anestesista. A duração do procedimento pode variar de 8 a 12 horas, dependendo do grau de calvície e da qualidade dos fios.
Depois da cirurgia
A recuperação da técnica FUE é geralmente rápida. Como o procedimento é minimamente invasivo, as áreas cicatrizam com facilidade.
Nos primeiros dias após o procedimento, é fundamental seguir todas as orientações da equipe médica, incluindo a forma correta de dormir, lavar o couro cabeludo e cuidar para não ter atrito no local, assegurando assim a cicatrização correta e fixação dos novos fios.
Quanto tempo leva para os resultados aparecerem?
O transplante capilar FUE não entrega resultados imediatos, pois os folículos precisam de tempo para se cicatrizar e crescer. Durante os primeiros 10 dias após a cirurgia, é essencial que os pacientes sejam gentis com a área transplantada, pois os fios são frágeis nesse período.
Os primeiros fios transplantados caem nas semanas seguintes, o que é um processo seguramente normal, fazendo parte da fase pós-procedimento. Mas não se preocupe! Pois a raiz permanece no lugar e voltará a produzir novos fios.
Você pode começar a ver o crescimento desses novos fios a partir do terceiro mês pós-procedimento, sendo a partir de então uma evolução gradual. O resultado final, é alcançado em até 18 meses.
Ressaltamos que é necessário seguir com os tratamentos capilares em clínica. Esse acompanhamento é essencial para fortalecer os novos fios, otimizar o resultado do seu transplante e manter a Alopecia Androgenética estabilizada.
Assista ao vídeo abaixo e confira o depoimento de um de nossos pacientes. Nele, Rafael Zattera compartilha os motivos que o levaram a procurar nossa clínica, como foram os primeiros dias após o transplante e a evolução gradual dos resultados.
Transplante Capilar FUE na Clínica Stërah
Na Clínica Stërah, cada caso é tratado com a máxima individualidade e atenção. Compreendemos que a decisão de realizar um transplante capilar é significativa e, por isso, dedicamos tempo para esclarecer todas as suas dúvidas e expectativas.
Nosso objetivo é ir além da restauração capilar, permitindo que você se reinvente por completo, como o caso que você acabou de assistir acima, do nosso paciente Rafael. Agora é sua vez! Agende sua consulta e dê o primeiro passo rumo a um cabelo mais cheio e saudável!