Quem pode fazer Transplante Capilar? Saiba os requisitos

O transplante capilar se tornou uma alternativa popular e bastante eficaz para quem sofre com a calvície ou queda de cabelo acentuada. Entretanto, é importante entender que, apesar de ser uma técnica com excelentes resultados estéticos, nem todas as pessoas estão aptas a realizá-la.

É isso mesmo que você leu! É provável que agora você já esteja se questionando se é um candidato ideal para o transplante capilar FUE, realizado aqui na Clínica Stërah. Prossiga com a leitura para descobrir com a gente a resposta.

A técnica FUE de transplante capilar

Esta técnica consiste na extração de unidades foliculares uma a uma da área doadora e após reimplantação também uma a uma nas áreas calvas e com falhas. O método FUE oferece diversas vantagens, como ausência de cicatriz linear, tempo de recuperação mais rápido e resultados naturais e duradouros. No entanto, para que o procedimento seja um sucesso, é preciso atender a alguns critérios fundamentais.

Quem pode fazer transplante capilar?

Homem olhando para o horizonte com janela envidraçada.

O resultado de um transplante depende de uma avaliação cuidadosa da sua saúde e das condições do seu couro cabeludo. Confira os principais requisitos para saber se você é considerado um bom candidato para o transplante capilar:

  • Perda de cabelo controlada: é fundamental que a sua calvície já esteja estabilizada com tratamentos específicos para o seu caso. Realizar o transplante capilar com a alopecia androgenética em atividade pode comprometer de forma irreversível o seu resultado;
 
  • Couro cabeludo saudável: psoríase, dermatites, infecções ativas ou outras condições inflamatórias agudas comprometem a cicatrização e o crescimento dos fios transplantados. Por isso, é indicado tratar essas condições antes de realizar o transplante capilar. Nossas médicas são preparadas para indicar os tratamentos necessários antes do procedimento!
 
  • Boa saúde: pacientes com boas condições de saúde têm melhor cicatrização e menos riscos de complicações. Doenças como diabetes, distúrbios de coagulação ou alterações cardíacas são algumas condições que precisam ser avaliadas em conjunto com o médico de acompanhamento para que o procedimento seja realizado com segurança.

Contraindicações: quem não pode fazer transplante capilar

De modo geral, poucas contraindicações impedem as pessoas de realizarem um transplante capilar. A seguir, listamos os grupos para os quais o transplante capilar é definitivamente desaconselhável ou muito menos indicado.

  • Diagnóstico de  alopecia areata: o transplante é ideal para a alopecia androgenética, popularmente chamada de calvície. No caso da alopecia areata, o próprio sistema imunológico, por diversos motivos, ataca os folículos capilares. Porém essa é uma condição que deve ser tratada com medicações e aplicações no couro cabeludo quando indicadas, para controle do processo inflamatório e possível reversão do quadro, tornando o tratamento apenas clínico e não cirúrgico. Existem muitos motivos que podem levar a um quadro de alopecia areata, incluindo doenças agudas inflamatórias, estresse ou outras condições de saúde associadas. O quadro pode ser único ou reincidente ao longo da vida, necessitando de acompanhamento e tratamento sempre que as placas de alopecia areata surgirem;
 
  • Pessoas com área doadora muito limitada: a técnica FUE, realizada na Stërah, utiliza folículos saudáveis do próprio couro cabeludo. Se a calvície for muito avançada ou o cabelo na área doadora for muito fino mesmo após o tratamento recomendado, pode não haver folículos suficientes para um resultado satisfatório. 

Fiz transplante e não deu certo. Posso refazer?

Homem com a cabeça abaixada.

A resposta é sim! Se você já passou por um transplante capilar e não está satisfeito com o resultado, saiba que é possível realizar um novo procedimento. Entretanto, a viabilidade de um novo transplante dependerá de alguns fatores.

É preciso verificar a quantidade e a qualidade dos folículos capilares que restaram na área doadora. Se essa região  ainda estiver em boas condições, poderá ser realizado um novo procedimento.

Se a sua preocupação é um transplante capilar anterior que não teve sucesso, as médicas da Stërah poderão analisar o seu caso cuidadosamente. Assim, será possível planejar um novo procedimento com uma abordagem personalizada para garantir o sucesso e a sua satisfação.

Afinal, o Transplante Capilar é para você?

Deu match com os resultados? Como você leu, o transplante capilar é uma alternativa eficaz, mas exige critérios claros para alcançar bons resultados.

Agende uma consulta na Clínica Stërah para avaliarmos o seu caso de maneira individualizada e definir se o transplante capilar FUE é a melhor alternativa ou ainda outros tratamentos oferecidos pela nossa equipe. Fale conosco já!