Após um transplante capilar na Clínica Stërah, você pode se perguntar se é seguro ir para a rua… Se, de fato, existe vida ao ar livre logo após o procedimento.
A boa notícia é que sim! É totalmente possível você ter uma vida ao ar livre após um transplante capilar, mas, é claro, com os devidos cuidados. Isto porque a proteção do couro cabeludo é a chave para uma recuperação e cicatrização tranquilas! Atente-se para as próximas linhas, pois vamos te explicar como.
Mas por que preciso proteger o couro cabeludo?
Após um transplante capilar como o FUE, especialmente nas primeiras semanas, o couro cabeludo fica vulnerável. A exposição ao sol, poluição e outros elementos podem prejudicar a cicatrização e, em casos mais graves, comprometer o resultado do seu transplante capilar.
Os raios UV são inimigos da sua recuperação. Eles podem causar inflamação, alterar a pigmentação da pele e danificar os folículos capilares recém-transplantados. A radiação solar é tão nociva que pode reduzir a sobrevivência dos enxertos em até 30%. Por isso, proteger o couro cabeludo é tão necessário. Mesmo em ambientes internos, em que há incidência de luz solar, os raios UV podem afetar os folículos que ainda estão cicatrizando.
Como se proteger ao ar livre

Para aproveitar ao ar livre com toda segurança, você precisa adotar algumas precauções e usar a proteção correta. Confira as dicas da equipe médica da Clínica Stërah:
Proteção física
- Chapéus e bonés: prefira modelos folgados e respiráveis, com abas largas. Chapéus apertados, por exemplo, podem causar atrito;
- Guarda-chuvas e roupas com fator de proteção UV: vestimentas e acessórios com proteção solar são excelentes alternativas para garantir sombra e cuidado.
Protetor solar
- Protetor solar mineral: é a opção mais segura, pois cria uma barreira física na pele. Recomenda-se usá-lo apenas após cerca de 30 dias, conforme prescrição médica;
- Protetor solar químico: deve ser evitado nas primeiras semanas, pois pode irritar as feridas abertas.
Clique aqui para conferir nosso guia completo sobre Transplante Capilar FUE.
Pode tomar banho de mar ou piscina após o transplante capilar?

Essa é uma dúvida bastante comum… E a resposta é: não é recomendado nos primeiros 60 dias após o procedimento capilar.
A imersão em água salgada ou clorada pode comprometer o resultado do seu transplante capilar e causar infecções. Mesmo o uso de touca não é uma solução. A pressão e o atrito do acessório ao colocar e tirar podem danificar os folículos capilares recém-implantados. O ideal é evitar molhar a cabeça no mar ou na piscina por, pelo menos, um a dois meses após o transplante.
Cronograma de atividades ao ar livre
Para entender melhor o cuidado necessário, preparamos este cronograma simplificado sobre quando e como retomar sua rotina ao ar livre com segurança.
- 1 a 3 dias: descanso em casa, preferencialmente;
- 4 a 7 dias: pequenas e curtas exposições ao ar livre, sempre usando proteção. Não toque ou coce o couro cabeludo;
- 2 a 3 semanas: aumento gradual das atividades ao ar livre. Comece a usar protetor solar mineral depois que as casquinhas caírem. Evite natação e exercícios intensos;
- 4 a 6 semanas: você já pode retomar a maior parte das suas atividades normais. Continue com a proteção solar.
Lembre-se que é muito importante seguir as orientações da sua médica, que podem variar de acordo com o tipo de pele e outras necessidades específicas. Por exemplo, peles mais claras exigem cuidados mais rigorosos.
Clínica Stërah: recuperação segura para o seu Transplante Capilar
Na Clínica Stërah, cada paciente é tratado de forma individualizada, porque entendemos que cada corpo e rotina têm necessidades e tempos de recuperação únicos. É por isso que recomendamos que você siga fielmente as orientações médicas.
Caso tenha qualquer dúvida sobre transplante capilar, não hesite em nos contatar. Estamos aqui para cuidar de você!