A perda de cabelo é uma das principais queixas estéticas entre homens e mulheres. Além do impacto na aparência, ela afeta a autoestima. A boa notícia é que os avanços da medicina trouxeram soluções modernas e eficazes, como tratamentos específicos e o Transplante Capilar FUE, para recuperar a naturalidade dos fios.
Muitas pessoas que buscam uma solução para isto acabam se deparando com dois termos muito utilizados: Implante Capilar e Transplante Capilar. Se você está lendo este artigo, é provável que também já tenha se questionado sobre a diferença entre eles.
Apesar de estarem relacionados ao mesmo objetivo, que é devolver volume e naturalidade aos fios, eles não são exatamente iguais. Essa confusão é bastante comum e, por isso, é importante entender onde está a diferença entre eles.
O que é Transplante Capilar?
O Transplante Capilar é um procedimento médico realizado com os próprios folículos capilares do paciente, retirados da parte posterior ou lateral da cabeça (área doadora). Esses folículos são implantados nas regiões com calvície ou falhas. Como os folículos vêm do próprio paciente, não há risco de incompatibilidade.
Entre as técnicas existentes, a mais moderna e procurada é a FUE (Follicular Unit Extraction), também conhecida como Transplante Capilar FUE. Nessa técnica, que é realizada aqui na Clínica Stërah, cada folículo é extraído individualmente. Por ser um procedimento minimamente invasivo, o FUE oferece vantagens significativas, como a ausência de cicatriz linear e a obtenção de resultados mais naturais.
Quer saber mais sobre essa técnica? Preparamos um guia completo sobre Transplante Capilar FUE, acesse aqui.
O que é Implante Capilar?
Já o termo Implante Capilar costuma gerar mais confusão, já que pode ser usado de maneiras diferentes. No sentido técnico, refere-se ao ato de implantar os folículos já retirados da área doadora nas regiões desejadas, como ocorre no Transplante Capilar.
Em um sentido mais popular ou comercial, algumas clínicas de medicina estética utilizam o termo “implante” para nomear todo o procedimento de Transplante Capilar. Já em um sentido histórico, “implantes capilares” podiam se referir ao uso de fios sintéticos introduzidos no couro cabeludo. No entanto, essa prática não é mais utilizada devido aos riscos de rejeição e outras complicações.
Afinal, qual termo é o mais correto?

A diferença entre Implante Capilar e Transplante Capilar é, na maioria das vezes, apenas uma questão de terminologia. O termo Transplante Capilar é o mais técnico e adequado, pois descreve o processo de retirada e reimplantação dos folículos do próprio paciente. Já o Implante Capilar pode ser entendido como parte do processo ou usado popularmente para se referir ao mesmo procedimento (Transplante Capilar).
Na prática, quando falamos em Implante Capilar hoje, estamos quase sempre nos referindo ao Transplante Capilar autólogo. Isso significa que o cabelo transplantado é do próprio paciente, como na técnica FUE, que realizamos na Clínica Stërah.
Leia também: O que fazer se o seu cabelo começou a cair
Clínica Stërah: referência em Transplante Capilar FUE
Na Clínica Stërah, somos referência em Transplante Capilar FUE. Nosso compromisso é com um resultado natural, um atendimento humano e um suporte completo em cada fase do procedimento. Conte com nossa equipe médica para uma avaliação detalhada e a indicação do tratamento ideal para você. Fale conosco já!
Continue se informando em nosso blog e acompanhe-nos no Instagram e YouTube.