Guia completo sobre Transplante Capilar na Stërah

A perda de cabelo é uma questão pessoal e, muitas vezes, frustrante. Seja entradas mais evidentes, fios finos ou áreas calvas, o impacto vai muito além da estética, afetando a autoestima e a confiança. Felizmente, com os avanços modernos em tratamentos e o próprio transplante capilar, que realizamos aqui na Clínica Stërah, é possível recuperar cabelos com uma aparência natural e com um tempo de recuperação reduzido.

Nós, da Clínica Stërah, somos referência na técnica de Transplante Capilar FUE, um método avançado que oferece resultados naturais de forma minimamente invasiva. Nossa equipe médica preparou um guia completo sobre Transplante Capilar para que você não tenha dúvidas, apenas a certeza de que você estará seguro na Stërah!

Observação e diagnóstico

Médica atendendo em clínica com jaleco.
Dra. Marina Rombaldi. Foto Lucas Lermen

A primeira etapa é uma consulta médica individual na clínica. Nossas médicas avaliarão seu padrão de perda de cabelo, histórico médico e objetivos para determinar se o transplante capilar FUE (Follicular Unit Extraction ou Extração de Unidades Foliculares) é adequado para você. 

Aqui, realizamos um diagnóstico profundo, ouvindo e observando o paciente. Nossos diagnósticos não são generalizados, pois nosso tratamento não segue um padrão comum e sim, individualizado e personalizado.

A duração desse tratamento pode variar de 3 a 10 meses, dependendo das necessidades de cada paciente. Em casos de calvície mais extensa, esse período pode se estender até 12 meses, assegurando que o paciente esteja nas melhores condições possíveis para o procedimento.

Pré-operatório

Antes da cirurgia, nossa equipe médica fará uma avaliação completa da sua saúde para garantir que você esteja em condições ideais para o procedimento. Deve-se também atentar para medicamentos de uso contínuo e avaliações com outros médicos, caso seja necessário.

Além disso, a suspensão do consumo de álcool e tabaco antes da cirurgia é importantíssima. Essas substâncias podem prejudicar a cicatrização e afetar o resultado final do transplante capilar.

Entendendo o Transplante Capilar FUE

O Transplante Capilar FUE, do inglês Follicular Unit Extraction, que significa Extração de Unidades Foliculares, é um método minimamente invasivo. Ele envolve a extração cuidadosa de unidades foliculares da área doadora do couro cabeludo do próprio paciente, das regiões laterais e parte posterior da cabeça.

Após a extração, são feitas incisões no ângulo natural de crescimento dos fios, seguida pela etapa de implantação das unidades foliculares. Toda esta etapa requer total delicadeza para garantir a fixação correta.

Dúvida comum: devo raspar todo meu cabelo para realizar o transplante?

Uma dúvida muito comum é se é preciso raspar todo o cabelo para o transplante. A necessidade de raspagem dependerá do seu grau de calvície e da área onde será necessária a implantação de fios para ter maior densidade. Essa decisão será tomada e discutida com você durante a avaliação médica.

O dia do Transplante Capilar

Bruna Andres realizando a marcação da área receptora

Enfim o Dia T! O Dia do Transplante Capilar. No dia do transplante, o procedimento pode ser realizado com anestesia local e sedação oral ou endovenosa, conforme avaliação de nossas médicas.

Após a realização da marcação tanto da área receptora quanto doadora, realizada em conjunto pela nossa equipe e com a aprovação e consentimento do paciente, iniciamos a etapa de extração das unidades foliculares. Durante essa etapa é realizada a separação e contagem de fio por fio.

A segunda etapa consiste em realizar as incisões de acordo com a angulação de cada região. Por último, realizamos a etapa de implantação das unidades foliculares uma a uma em toda região de calvície e falhas. Finalizado o procedimento, é realizado um curativo apenas na área doadora, que será retirado em clínica no dia seguinte ao procedimento.

Pós-operatório e cuidados

No período pós-operatório, alguns cuidados são essenciais para garantir uma recuperação tranquila e bons resultados. Confira abaixo:

Lavagem do couro cabeludo

A primeira lavagem do couro cabeludo é realizada no segundo dia pós procedimento, na clínica, ou em casa, seguindo as orientações médicas. A partir daí, a lavagem se torna diária, usando apenas os shampoos indicados.

Cuidados ao dormir

É importante dormir reclinado para não tocar na área transplantada. Nos três primeiros dias, durma de barriga para cima, mantendo a cabeça levemente elevada com travesseiros extras. Isso previne qualquer atrito na área transplantada.

Uso de acessórios

Evite o uso de bonés ou gorros nos primeiros dias após o procedimento. Esses acessórios podem abafar o couro cabeludo, causando atrito e prejudicando a cicatrização e a fixação dos novos fios.

Lazer e atividades físicas

No primeiro mês, você deve evitar banhos de mar e piscina, sauna e a exposição direta ao sol. O retorno às atividades físicas deve ser gradual. Exercícios leves podem ser retomados após 10 dias, enquanto atividades com contato direto com a cabeça só são permitidas depois de 45 a 60 dias.

Tempo para o resultado final

O resultado final do transplante capilar é alcançado em até 18 meses após o procedimento. Para garantir o melhor resultado possível, é fundamental seguir todas as orientações médicas.

É importante entender que cada organismo é único e por isso o crescimento dos fios não segue um padrão. Naturalmente, há início desse crescimento a partir do terceiro mês pós procedimento, aumentando mês a mês a densidade.

Apesar de ser um processo gradual, o resultado do transplante capilar FUE é duradouro. Os fios transplantados são resistentes à calvície, desde que você mantenha os devidos cuidados e siga o tratamento de forma correta.

Tem interesse em realizar um Transplante Capilar? Fale com a Stërah!

Na Clínica Stërah, entendemos que a decisão de fazer um transplante capilar é um passo importante. Por isso, nossa equipe médica está aqui para te ajudar e transmitir segurança em cada etapa do processo.